Polícia holandesa descobre cinco irmãos presos durante anos numa sala “secreta”

Meios de comunicação avançaram que a família tinha “crenças apocalípticas” e estava “à espera do fim do mundo”, o que as autoridades não confirmam.

Fotogaleria
Reuters/PIROSCHKA VAN DE WOUW
Fotogaleria
Reuters/PIROSCHKA VAN DE WOUW
Fotogaleria
Reuters/PIROSCHKA VAN DE WOUW

Cinco irmãos e um homem que se acredita ser o seu pai estão a receber tratamento médico depois de a polícia os ter encontrar fechados na sala “secreta” de uma quinta isolada em Drenthe, na Holanda.

Segundo a informação divulgada na terça-feira pelas autoridades, os irmãos, que têm entre 18 e 25 anos de idade, e o homem que identificaram como seu pai, estavam fechados numa propriedade rural perto de Ruinerwold, no nordeste da Holanda.

“Encontrámos seis pessoas que estavam a morar num pequeno espaço da quinta que era possível trancar, mas não era um porão. Não é possível saber para já se eles residiam naquele espaço de forma voluntária”, disse a polícia num comunicado, acrescentando que é possível que o grupo estivesse escondido na propriedade há pelo menos nove anos. "Eles dizem que são uma família, um pai e cinco filhos”, acrescentou a polícia.

A BBC avança que a polícia visitou a quinta e descobriu uma escada escondida atrás de um armário que levava a uma divisão secreta onde a família estava alojada.

REUTERS
REUTERS
Fotogaleria
REUTERS

As autoridades não confirmaram as informações avançadas por meios de comunicação locais, segundo as quais a família tem “crenças apocalípticas” e estava “à espera do fim do mundo”.

O presidente da câmara avançou que um homem de 58 anos, um carpinteiro austríaco que não é o pai dos jovens, tinha sido preso, não sendo ainda claro o seu papel neste caso. Segundo a Reuters, o homem pagava a renda da quinta à família.

A mãe terá morrido antes de a família se ter mudado para a propriedade holandesa, em 2010, mas, segundo a polícia, nenhum dos membros do grupo, nem mesmo o pai, estava registado como residente no município. A família só foi descoberta porque um dos irmãos, descrito como um homem de 25 anos, com cabelos compridos e aparência confusa, fugiu e pediu ajuda num café onde disse que não saía de casa há nove anos.

De acordo com a BBC, o homem entrou no bar e pediu cinco cervejas. “Conversei com ele e revelou que tinha fugido e que precisava de ajuda, então ligámos para a polícia”, diz Chris Westerbeek à RTV Drenthe, a emissora pública local. “Tinha cabelos compridos, a barba suja, usava roupas velhas e parecia confuso. Disse que nunca foi à escola, que não ia ao barbeiro há nove anos e que tinha irmãos e irmãs que moravam na quinta. Disse que era o mais velho e que queria acabar com a forma como viviam”.

Os meios de comunicação locais avançaram ainda que a família vivia em quartos improvisados e alimentava-se principalmente de vegetais e animais que criavam na propriedade. Ruinerwold é uma vila com uma população inferior a 3000 habitantes. A propriedade rural fica fora da vila e é acessível apenas através de uma ponte. Além disso, está parcialmente escondida pela vegetação evolvente. Os vizinhos confirmam que um homem vivia na quinta com alguns animais, entre eles um cão, mas não há relatos de jovens a residir na propriedade.

O carteiro disse ao jornal diário Algemeen Dagbladsite que nunca entregou uma carta ou encomenda naquele endereço. “Realmente é muito estranho, agora que penso nisso”.

A polícia holandesa está a investigar o caso e disse que “todos os cenários estão em aberto”. “Há muita especulação nos media sobre o que aconteceu, mas nós lidamos apenas com factos. Ainda temos muitas perguntas sem resposta”, disse um porta-voz da polícia.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários