Sorriso nota máxima: usar (ou não) aparelho?

Em que idade deve levar o seu filho a uma consulta de correcção dentária? E por que razões? Quais os sinais a que deve estar atento?

Foto
Dr. Wells

O 1.º período já começou. Depois da exaustiva (e quase apocalíptica) "tarefa” da aquisição do material escolar, de conhecer os novos colegas e professores e da (nem sempre fácil) adaptação às novas rotinas, é hora de voltar a olhar para a agenda escolar. Depois do habitual check-up dentário que antecede (ou deve anteceder) o novo ano escolar, há outras razões igualmente válidas para que as visitas ao dentista sejam agendadas de forma regular.

Corrigir os dentes: porquê e em que altura?

Ao contrário de outrora, hoje em dia as intervenções dentárias envolvem tecnologias que potenciam tratamentos cada vez mais confortáveis e menos dolorosos, mais eficazes e práticos e também mais acessíveis a nível financeiro. É o caso da ortodontia nas clínicas Dr.Well’s, especialidade da medicina dentária que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, a que muitas crianças e jovens recorrem quando os dentes começam a assumir uma posição definitiva indesejada. A ortodontia não só garante uma melhoria estética, como também e mais importante que isso, promove a higiene oral uma vez que dentes desalinhados dificultam a mesma e contribuem para o aparecimento de cáries. A ortodontia pode também em certos casos influenciar a nível funcional da mastigação e respiração.

São vários os motivos que levam os pais a optar por levar os seus filhos a uma consulta de ortodontia preventiva, que deve acontecer entre os 6 e 12 anos. Esta é a melhor forma de prevenir e diagnosticar precocemente, e garantir que as crianças têm o seu desenvolvimento facial direccionado para uma evolução positiva da função e estrutura do rosto e dos dentes. Se estes casos forem corrigidos numa idade mais jovem é possível evitar recorrer a tratamentos mais complexos e interventivos. No caso da ortodontia interventiva ou correctiva, recomendada a partir dos 12 anos, esta actua não só em patologias como também na correcção estética - como sorrisos gengivais, desarmonia facial como o prognatismo, entre outras condições.

«Será que o meu filho precisa de usar aparelho?» Estes são os sinais

Enquanto progenitor atento, perguntar-se-á, quais são os sinais visíveis dessa necessidade e como identificá-los. Existem várias condições, que só poderão ser verificadas por um especialista em ortodontia enquanto outras são visíveis e mais facilmente identificadas. Tais como os sinais de apinhamento (sobreposição de dentes), diastemas (espaço extra entre os dedos), mordida aberta, mordida profunda, mordida cruzada - entre outras. A ortodontia interventiva ou correctiva actua ainda na desarmonia facial esquelética em casos de prognatismo (proeminência dos dentes em relação ao plano da face), rectrognatismo (o contrário da situação anterior), progenia ou retrogenia (casos semelhantes aos anteriores), sorriso gengival (excesso de gengiva no sorriso) e assimetria facial.

Cada caso é um caso: as soluções de ortodontia 

Uma das dúvidas recorrentes dos pais no que toca à ortodontia prende-se com o tipo de solução mais indicada para os seus filhos. A esta questão, só um médico dentista saberá responder assertivamente. Uma das clínicas com soluções especializadas, práticas e acessíveis, neste tema, é a Dr. Well’s. Com soluções indicadas para crianças a partir dos 6 anos, estas clínicas não descuram nenhuma das etapas de procedimento, que se iniciam no estudo e planeamento, na aplicação do aparelho, nas consultas de controlo e, por fim, da remoção do mesmo. Por isso, o primeiro passo é reservar uma hora na Agenda Escolarmarcar uma consulta de avaliação

Foto
Dr. Well's

Qual a melhor opção?

A pensar em todas as necessidades e de forma a simplificar a oferta ortodôntica, a Dr. Well’s apresenta pacotes completos que incluem a aplicação do aparelho no maxilar superior e inferior, todas as consultas de controlo e o aparelho de contenção que deverá ser sempre usado depois de qualquer tratamento de ortodontia. Assim não existem surpresas a meio do processo e sabe com o que contar desde o início. Graças à evolução ao nível das técnicas e do material, hoje em dia a generalidade dos aparelhos são usados entre um e dois anos. Existem vários tipos de aparelhos que vão muito além do aparelho fixo convencional com brackets de metal. Esta rede clínica, que prima pela diversidade de soluções de forma a dar resposta não só as necessidades como os gostos pessoais de cada pessoa, apresenta aparelhos fixos (convencional, estético e lingual) e aparelhos removíveis, como os alinhadores invisíveis da marca Invisalign.

Se é verdade que a primeira consulta de ortodontia deverá ser feita na pré-adolescência por forma a atingir os resultados mais facilmente, também o é que todos, até os pais, estão a tempo, com qualquer idade, de corrigir a posição dos dentes. Afinal, fazê-lo vai muito além da promessa de um sorriso bonito.