Há 125 anos nasceu a Confiança, uma fábrica social e familiar

A empresa fundada por Rosalvo da Silva Almeida e Manuel dos Santos Pereira tornou-se não só numa referência nacional na produção de sabonetes, mas também num espaço em que os trabalhadores podiam utilizar uma biblioteca ou usufruir de creche, médico e até sessões de teatro e de cinema. A marca Confiança continua no mercado, apesar do edifício que lhe deu vida por mais tempo ter um futuro indefinido.

Foto
Mariana Rio

A Rua Nova de Santa Cruz, a leste do coração de Braga, já acolhia, no final do século XIX, a Social Bracarense, uma indústria de chapéus fundada em 1866. Mas em 12 de Outubro de 1894, mesmo em frente à fábrica que já laborava, começou a funcionar uma nova oficina, com odores então desconhecidos àquele quarteirão. Eram os cheiros dos sabonetes que os cunhados Rosalvo da Silva Almeida, então com 21 anos, e Manuel dos Santos Pereira, com 26, começaram então a produzir.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários