A tolerância dita em várias línguas para se perceber bem

Fotogaleria

São gatilhos para conversas espontâneas "sobre inclusão", que agora começam em Portugal mas falam de todo o mundo. Os posters do The Tolerance Project estão pela Universidade, Design Factory e Biblioteca Municipal de Aveiro, pelo campus universitário de Águeda, pela Casa da Cultura de Ílhavo e a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e ainda na Garagem Justino, em Oliveira de Azeméis, até 29 de Outubro.

A exposição itinerante já passou por 24 países, coleccionando posters e designers de diferentes nacionalidades pelo caminho. Junta-os a todos, em harmonia, para sussurrar a mesma palavra —"tolerância"— em diferentes línguas. A Design Factory Aveiro, que promove a exposição em conjunto com a U. Aveiro, escolheu os designers portugueses que agora se juntam ao projecto: Nuno Martins, João FariaJosé Albergaria, João Machado, João Nunes, Francisco Providência, Luís Mendonça, Rui Mendonça, António Queirós, Jorge dos Reis, Carlos Rosa, Álvaro Sousa e Cláudia Alexandrino

O artista e activista Mirko Ilić, nascido na Bósnia mas a viver em Nova Iorque, criou o The Tolerance Project para começar conversas espontâneas (ou não) "sobre inclusão". Em 2017, numa das primeiras exposições, na capital da Eslovénia, muitos dos posters expostos na rua foram intervencionados, "alguns por razões políticas, outros por actos aleatórios de vandalismo". "Num mundo cada vez mais dividido por raça, religião, sexualidade e nacionalidade de origem, a exposição usa o poder único do design para nos lembrar do que temos todos em comum", lê-se no manifesto do projecto.

Nuno Martins/ Portugal
Hamzah Abdelal/ Jordânia
Gabriel Benderski/ Uruguai
Robert Canak /Croácia e Qatar
Gurbuz Dogan Eksioglu/ Turquia
João Faria/Portugal
Chago Garcia/ República Dominicana
Kit Hinrichs/EUA
Karlsson Wilker/EUA
Tomato Kosir/Eslovénia
Aleksandar Macašev/Jugoslávia
Jose Albergaria/Portugal
Olya Maltseva/Ucrânia
Chaz Maviyane-Davies/Zimbabué
Armando Milani/Itália
Wael Morcos/Líbano
Cristoph Niemann/Alemanha
Saki Mafundikwa/Zimbabué
Péter Pócs/Hungria
Alain Le Quernec/França
Edel Rodriguez/ Cuba e EUA
Yoko Shimizu/ Japão
Leonardo Sonnoli/Itália
Slavimir Stojanovic/Sérvia
Felipe Taborda/ Brasil
David Plunkert/USA
Gary Taxali/Canadá
Niklaus Troxler/ Suíça
George Tscherny/EUA
Frank Arbelo/Bolívia
Li Xi/ China
Mehmet Ali Turkmen/ Turquia
David Tartakover/Israel
Xiao Yong/China
Katarzyna Zapart/Polónia