Pedro Lomba. O peso crescente da ideologia

No episódio desta semana do podcast Quarenta e Cinco Graus, o convidado é Pedro Lomba, advogado e professor universitário, que foi secretário de Estado do Governo de Passos Coelho e cuja actividade política está ligada ao PSD. Ainda nos primórdios da blogosfera, em 2003, Pedro Lomba integrou o blog A Coluna Infame, com Pedro Mexia e João Pereira Coutinho, onde uma direita mais jovem começava a mostrar-se.

A conversa arranca numa tentativa de perceber a origem do pensamento político de Pedro Lomba, partindo daí para a discussão de outros temas: os limites à integração europeia numa Europa de Estados-nação com culturas específicas; as ameaças à liberdade de expressão em tempos em que o espaço público passou a abarcar as redes sociais; e aquilo que o convidado vê como o problema do ressurgimento de novas ideologias em sítios como as Universidades. Em jeito de remate, debate-se a crítica do convidado a uma sociedade por vezes demasiado focada nos direitos.

O Quarenta e Cinco Graus regressa assim à série “Orientações Políticas”, iniciada na última temporada, ouvindo pessoas com posicionamento político conhecido mas procurando, a partir de agora, entrevistados que actualmente estejam fora da política activa.

Subscreva o programa Quarenta e Cinco Graus no iTunes, Spotify ou nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários