Rio convoca comissão política para quarta-feira para analisar resultados das legislativas

Presidente do partido decide convocar a comissão política um dia depois de Luís Montenegro ter dito que é candidato à liderança do PSD. Antes reúne-se a comissão permanente.

Foto
Rui Rio LUSA/MIGUEL A. LOPES

Um dia depois de Luís Montenegro ter anunciado a sua candidatura à liderança do PSD, Rui Rio convocou a sua comissão política para quarta-feira para analisar os resultados eleitorais dos sociais-democratas nas legislativas de domingo. A notícia é avançada esta quinta-feira pela TSF.

Desde domingo que Rui Rio está em silêncio, enquanto o seu principal adversário, Luís Montenegro, vai conquistando apoios, agregando algumas das pessoas que estiveram com o líder do partido até agora. Na segunda-feira, Rui Rio reuniu a sua comissão permanente, da qual fazem parte, o secretário-geral, os vice-presidentes e o líder parlamentar, para uma primeira leitura dos resultados nas eleições que deram a vitória ao Partido Socialista.

 Na noite eleitoral, o presidente do partido atribuiu a derrota aos críticos, às sondagens e à conjuntura económica favorável para o Governo.

O resultado alcançado pelos sociais-democratas (27,9%) abriu espaço para os opositores da actual liderança se posicionarem. Luís Montenegro foi o primeiro, mas tudo indica que por estes dias será a vez de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais.

Esta quarta-feira, o vice-presidente do PSD Nuno Morais Sarmento classificou o resultado do partido nas eleições como “curto”, mas defendeu que Rui Rio tem “mais bagagem e competência técnica” para liderar o partido do que Luís Montenegro. “Foi um bom líder parlamentar, nada contra isso. Não gosto de julgar negativamente, mas reconheço outra bagagem, outra competência, outra experiência, até outra capacidade de merecer a confiança dos portugueses a Rui Rio do que a Luís Montenegro”, declarou Morais Sarmento, em entrevista à RTP3.

Dez meses depois de ter desafiado o presidente do PSD a ir a eleições directas, Montenegro quebrou o silêncio e tomou posição. Em entrevista à SIC, o antigo líder parlamentar anunciou que será candidato à liderança do partido nas próximas eleições directas. “Vou assumir as minhas responsabilidades, serei candidato nas próximas directas”, assumiu Luís Montenegro, em entrevista esta quarta-feira na Sic Noticias, depois de ter comentado o resultado do partido nas legislativas. “O resultado que o PSD obteve no passado domingo foi um mau resultado e acontece na sequência de uma estratégia política que falhou, que já tinha sido evidenciada nas eleições europeias”, insurgiu-se o antigo líder parlamentar do PSD, acrescentando que o resultado do PSD “deixa pouco espaço para o partido se afirmar como alternativa política ao Governo do PS”.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários