Crianças no futebol. “Alguns pais olham para os filhos e vêem um porquinho-mealheiro”

Jorge Silvério foi o primeiro mestre em Psicologia do Desporto em Portugal e acompanha vários atletas de alto rendimento. Em conversa com o PÚBLICO, o especialista explica o impacto que os pais e as redes sociais podem ter na formação dos jovens jogadores, revelando também as estratégias adoptadas para potenciar o rendimento de atletas e clubes.

Fotogaleria
O psicólogo Jorge Silvério acompanha atletas de alto rendimento ANNA COSTA
Fotogaleria
Jorge Silvério ANNA COSTA

Para um atleta de alta competição, o bem-estar mental é tão importante como as horas passadas no ginásio. O acompanhamento psicológico dos atletas, remetido para segundo plano no desporto durante décadas, passou a ser uma prioridade de todos os clubes e instituições desportivas. Ou será que não? No Dia Mundial da Saúde Mental, o PÚBLICO falou com Jorge Silvério, psicólogo da selecção nacional de futsal e um dos nomes de referência nesta área, para perceber como funciona o acompanhamento dos atletas de alta competição em Portugal. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários