Sol é de pouca dura. Chuva chega no fim-de-semana

Nos primeiros dias desta semana, os termómetros vão ascender aos 33ºC nalgumas zonas do país. Mas as temperaturas amenas regressam na quarta-feira e a chuva chega no fim-de-semana a quase todo o território continental.

Foto
Paulo Pimenta

O bom tempo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previu para estes dias não veio para ficar, pelo menos segundo as previsões do instituto para o início terceira semana do mês. 

Na próxima semana, o IPMA prevê que uma descida de temperatura e a ocorrência de aguaceiros em várias regiões do país de Norte a Sul. Lisboa, Setúbal, Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Évora e Beja: em todos estes distritos está previsto que chova e em alguns casos as probabilidade ultrapassam os 70%. Faro é a única região que escapa aos aguaceiros, pelo menos na próxima semana.

A chegada da chuva em muitas regiões significará também uma descida de temperatura, ainda que ligeira. Para este sábado, o IPMA prevê que Lisboa, Aveiro e Faro atinjam os 24ºC (isto depois dos quase 30ºC que se verificaram esta semana), Beja chegue aos 29ºC, Braga e Setúbal os 25ºC e o Porto os 23ºC. Évora chegará aos 30ºC (no domingo as máximas descem para 28ºC).

Em Braga e no Porto, o IPMA prevê que chova já este sábado e domingo, mas as temperaturas deverão estar em linha com o que se verificará nos dias anteriores. O Porto deverá chegar aos 23ºC de máxima (e 15ºC de mínima) e Braga aos 25ºC de máxima (12ºC de temperatura mínima). No caso do Porto, a chuva deverá persistir pelo menos até quinta-feira da próxima semana. Em Lisboa, o fim-de-semana vai estar cinzento, mas a chuva só vai cair segunda-feira. Braga só deverá chover durante este fim-de-semana. 

Antes da chuva, no entanto, o calor ainda deverá fazer-se sentir pelo menos até esta quinta-feira. Aliás, quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém e Portalegre apresentam um risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada pelo IPMA. Em risco máximo estão os concelhos de Monchique, Castro Marim (Faro), Abrantes (Santarém) e Gavião (Portalegre).

O IPMA colocou também quase 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio. Para esta quarta-feira estão previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho, que poderão ocorrer igualmente no litoral a norte do Cabo Mondego até meio da manhã. No continente o céu estará pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira, em particular no Minho.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 11ºC (em Bragança) e os 20ºC (em Faro) e as máximas entre os 22ºC (em Viana do Castelo) e os 34ºC (em Évora).

Com Lusa