Presidente da CIP antevê estabilidade e quer Governo “mais amigo das empresas”

Legislatura deveria ter dado mais do que deu, considera António Saraiva que admite um quadro de geometria variável de apoios do PS no Parlamento.

Foto
O líder da CIP antevê acordo e estabilidade Miguel Manso

O presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, considerou esta terça-feira que o país tem condições para a estabilidade política nos próximos quatro anos, mas alertou para a necessidade de um Governo mais amigo das empresas.

“Lamentavelmente este Governo focalizou-se muito na retoma das remunerações e pouco ou quase nada no incentivo às empresas”, disse António Saraiva durante um pequeno-almoço organizado pela Câmara de Comércio Americana em Portugal, em Lisboa, dois dias depois das eleições legislativas em que o PS venceu sem maioria absoluta e terá de tentar a repetição de uma solução de Governo à esquerda, numa eleição marcada pela derrota da direita e pela entrada de três novos partidos no Parlamento.

Aos jornalistas à margem do evento, o presidente da CIP reforçou que o quadro que resultou das eleições “e a geometria variável de apoios que o Partido Socialista e António Costa têm à sua disposição faz prever que à semelhança da legislatura anterior a próxima legislatura será de estabilidade”.

Segundo o dirigente empresarial, é provável que o PS alcance acordo por “blocos de assuntos que vão ao Parlamento, sejam orçamentos, reformas ou medidas desta ou daquela natureza onde o PS venha a negociar”.

“A actual composição parlamentar permite esse acordo e estabilidade que antevejo que vai acontecer”, reforçou. Durante o debate, o presidente da CIP lamentou, no entanto, que a legislatura anterior não tenha apoiado mais o crescimento das empresas e que os partidos à esquerda, Bloco de Esquerda e PCP, continuem a “atacar a iniciativa privada” seguindo “ideologias do século passado”.

“Percebendo alguma retoma de rendimentos, não poderíamos ter ficado apenas pela retoma dos rendimentos, deveríamos ter olhado para a competitividade da economia e dotar as empresas de um alívio fiscal e alívio de burocracia de uma justiça económica mais célere, licenciamentos [...] em vez disso a carga fiscal subiu, a imprevisibilidade fiscal continuou a acontecer por cada orçamento de estado que tivemos”, disse.

Na opinião de António Saraiva, o investimento poderia ter-se verificado em bases diferentes e as empresas poderiam ter encontrado um ambiente melhor para o desenvolvimento das suas actividades. “Esta última legislatura poderia ter dado mais do que deu e espero que se acautele este quadro complexo que vamos viver, com turbulência dos mercados, a guerra comercial EUA China e Europa, o Brexit...”, disse.

Sugerir correcção
Comentar