Fisco quer cobrar mais impostos a pescadores pelo peixe da primeira venda

Armadores do Norte do país têm uma reunião agendada para dia 14, na Direcção Geral do Tesouro e Finanças. Ameaçam paralisar sector

Foto
Alguns dos armadores visados trabalham no Porto de Matosinhos Ines Fernandes

Armadores de vários portos do Norte do país prometem não deixar as suas embarcações saírem para o mar a 14 de Outubro, dia em que têm agendada uma reunião na sede da Direcção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF). O protesto, que pode prolongar-se no tempo, ameaçam, decorre de uma interpretação do Fisco quanto aos impostos a cobrar pelo pescado vendido ao abrigo de contratos de abastecimento. Segundo um armador contactado pelo PÚBLICO, como o preço fixado nestes contratos é inferior aos máximos obtidos em leilão, na lota, o fisco considera que o Estado estará a ser lesado na arrecadação de receitas fiscais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários