MRPP e Marinho Pinto perdem subvenção; Chega e Iniciativa Liberal ganham mais de 190 mil euros por ano

Cada voto vale aos partidos 2,905 euros por cada ano da legislatura. A que se soma uma quantia anual de 1765 euros por deputado. Desta vez não há partidos com mais de 50 mil votos que não tenham conseguido eleger, como aconteceu em 2015 com PCTP/MRPP e o PDR.

Foto
Este ano, cada voto garante aos partidos um subsídio estatal de 2,905 euros por cada ano da legislatura. LUSA/ESTELA SILVA

Ao contrário do que tem sido habitual em eleições legislativas, desta vez não haverá partidos que, mesmo não tendo elegido qualquer deputado, recebam subvenção anual para o seu financiamento por terem obtido pelo menos 50 mil votos. Foi assim que entre 2015 e 2019 o PCTP/MRPP e o PDR (de Marinho Pinto) receberam, cada um, anualmente, uma subvenção superior a 170 mil euros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários