Já existe uma app para veres os graffitis de Barcelona em realidade aumentada

Beyond the Street Art é a aplicação que faz a arte urbana de Barcelona ganhar vida. Em breve, pode chegar a Berlim, Lisboa e Londres.

Foto
DR

Com a aplicação Beyond the Street Art, a arte urbana de Barcelona ganha vida. Só precisas de fazer download e, através do mapa interactivo, procurares os graffitis pela cidade espanhola. Quando os encontrares, basta apontares a câmara para veres os graffitis animados no teu telemóvel. A aplicação de realidade aumentada permite ainda assistir a vídeos dos artistas a pintá-los.

Ao portal Traveler, Katrina Affleck, Emanuel Fortunati e Luke Shahinian, também eles artistas, contam que “as ruas de Barcelona serviram de inspiração à criação deste projecto”. A aplicação gratuita já foi descarregada centenas de vezes e visa “criar uma ponte entre o artista e o público, criando um diálogo aberto que nunca havia sido possível numa escala tão grande”, adianta Katrina, ao mesmo site. Até agora, a equipa animou 15  graffitis, espalhados pelos bairros Gótico e Born, em Barcelona, mas todas as semanas são adicionados novos conteúdos.

Neste momento pode ser utilizada em Barcelona, mas a ideia é alargá-la a Berlim, Lisboa e Londres já nos próximos meses. “É o primeiro aplicativo de arte de rua de realidade aumentada”, assumiram os criadores, empolgados, ao El Periódico

Beyond the Street Art foi sobretudo inspirada nos graffitis de cinco artistas, CaneKonair Zinkete, BL2A e El Pez  a aplicação foi, aliás, apresentada ao público em Agosto no aniversário deste último, assinalado na galeria Base Elements, em Barcelona. El Pez – em português, O Peixe – é conhecido pelos seus graffitis de peixes sorridentes. Começou a pintar na cidade de Barcelona, mas rapidamente se tornou conhecido a nível europeu e mundial: o seu trabalho pode inclusive ser visto no documentário sobre Banksy, Exit Through the Gift Shop.

Sugerir correcção
Comentar