Pelo menos cinco pessoas morreram em aterragem de emergência na Ucrânia

O avião foi forçado a aterrar a 13,7 quilómetros da pista de aterragem. Falta de combustível poderá ter sido uma das causas do acidente.

Foto
Reuters/State Emergency Service of Ukraine

Pelo menos cinco pessoas morreram e três ficaram feridas com gravidade depois de um avião de carga da Ukraine Air Alliance, que fazia a rota entre Vigo (Espanha) e Istambul (Turquia), ter sido forçado a uma aterragem de emergência em Lviv (cidade ucraniana próxima da fronteira com a Polónia), nesta quinta-feira.

De acordo com o serviço estatal de emergências ucraniano, citado pela agência espanhola Efe, o aparelho – um Antonov-12 – tinha a bordo oito pessoas: sete membros da tripulação e uma pessoa que acompanhava a carga, todos eles de nacionalidade ucraniana. Dois dos feridos graves são os pilotos da aeronave.

“Durante o voo charter UKL4050, um avião An-12 da companhia Ukraina Aeroalians, que realizava um voo de Vigo (Espanha) a Lviv com sete tripulantes e um acompanhante a bordo aterrou de emergência sobre o terreno da aldeia de Sokólniki, perto do aeroporto”, informou o ministro ucraniano das Infra-estruturas e Transportes, Vladislav Krikli, numa mensagem publicada na sua página de Facebook.

O avião não terá chegado ao seu destino por falta de combustível, informou o Ministério das Infra-estruturas ucraniano na sua página do Facebook.

Já o vice-ministro das Infra-estruturas e Transportes ucraniano, Yuriy Lavreniuk, avançou com duas hipóteses, em declarações à emissora 112: ou o combustível da aeronave acabou antes de chegar ao destino ou o piloto cometeu um erro. As condições climatéricas podem ter tido influência no desfecho, uma vez que, durante os acontecimentos, o nevoeiro era intenso.

De acordo com o El País, a aeronave transportava a bordo dez toneladas de carga.

O serviço de emergências ucraniano especifica que a aeronave desapareceu do radar antes de ter sido forçada a aterrar pelas 7h10 locais (5h10 em Lisboa), a 13,7 quilómetros da pista do aeroporto internacional Lviv. Cerca de 20 minutos depois, um membro da tripulação informou que teve de fazer uma aterragem de emergência.

As equipas de emergência foram chamadas ao local, onde ainda permanecem. O aeroporto esteve encerrado até às 10h (8h em Lisboa), mas um avião procedente de Gdansk (Polónia) já teve, entretanto, permissão para aterrar.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários