Rendas continuam a aumentar e estão sobrevalorizadas face às compras

O INE comparou os preços das rendas por metro quadrado com os preços de venda dos alojamentos familiares e concluiu pela sobrevalorização dos valores de arrendamento na generalidade dos municípios. Rendas continuam a aumentar e novos contratos a cair.

Foto
Pedro Fazeres

O cálculo foi feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no esforço de colocar, lado a lado, o valor por metro quadrado verificado nas rendas dos novos contratos de arrendamento, e o preço por metro quadrado (m2) que encontrou, nos mesmos concelhos, para a compra de habitações. E a conclusão foi a de que na maioria dos municípios com mais de 100 mil habitantes há “uma aparente sobrevalorização dos valores de arrendamento, face aos valores dos preços da habitação”. Apesar das políticas governamentais de incentivo ao mercado de arrendamento, o número de novos contratos continua a diminuir. E o preço das rendas continua a aumentar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários