Guerra comercial: Lacticínios açorianos atingidos por taxas de Trump

Consequências do agravamento de taxas aduaneiras dos EUA afectam mais países como Espanha e Itália. Em Portugal, lactínios taxados por Trumpo valem 5,7 milhões.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O braço-de-ferro entre EUA e União Europeia (UE) devido às ajudas públicas aos construtores de aviões tem uma dura factura que vai ser paga por sectores que nada têm a ver com o assunto. O governo de Washington foi autorizado pela Organização Mundial do Comércio a ripostar com um agravamento dos direitos aduaneiros sobre uma série de produtos europeus. E a lista do que passa a pagar mais pela importação nos EUA é extensa, embora mais pequena do que a versão inicial. Apesar de incluir diversos produtos portugueses, Portugal parece escapar melhor do que outras economias europeias como a Espanha ou a Itália. Mas nos Açores, a decisão gera preocupação

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários