Cofina espera que compra da TVI esteja concluída no início de 2020

Negócio foi anunciado em Setembro e valoriza a Media Capital em 255 milhões de euros. E deverá ficar fechado no primeiro trimestre de 2020.

Foto
NFS - Nuno Ferreira Santos

A Cofina espera que a compra da Media Capital esteja"concluída no primeiro trimestre” do próximo ano, de acordo com uma apresentação da operação aos investidores a que a Lusa teve hoje acesso. 

Em 21 de Setembro, a Cofina anunciou que tinha chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das acções que detém na Media Capital, valorizando a empresa (enterprise value) em 255 milhões de euros.

“A transacção está sujeita a certas condições”, em particular a aprovação dos reguladores e a realização de um aumento de capital da Cofina, que estima que o negócio resulte em sinergias de 46 milhões de euros. “O valor actual líquido das sinergias” resultantes da compra da Media Capital “estão estimadas em cerca de 46 milhões de euros”, refere a empresa liderada por Paulo Fernandes.

No dia 1 de Outubro, a dona do Correio da Manhã anunciou que tem perspectivado um aumento de capital de 85 milhões de euros, destinado ao financiamento parcial da compra da participação da Prisa na Media Capital.

A Cofina espera financiar a operação de compra com 220 milhões de euros de dívida (debt financing) e 85 milhões de euros do aumento capital.

Segundo a empresa, 50 milhões de euros de fundos captados serão utilizados para pagar os custos da transacção e refinanciar a dívida líquida da Cofina.

Além disso, metade do aumento de capital será garantido pelos accionistas principais.

Assim, o núcleo ‘duro’ accionista da Cofina “irá manter mais de 50% do capital [da empresa] depois do aumento do capital”, refere o documento.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários