“Brexit”: Johnson propõe “duas fronteiras para quatro anos” na Irlanda do Norte

Governo britânico oficializa proposta para substituir o backstop e fechar um acordo de saída com a UE. Proposta prevê abandono de todo o Reino Unido da união aduaneira, alinhamento temporário do território norte-irlandês com o mercado único de bens e reforço dos poderes decisórios em Belfast.

irlanda-norte,republica-irlanda,mundo,uniao-europeia,reino-unido,europa,
Fotogaleria
Boris Johnson falou aos militantes esta quarta-feira, no encerramento do congresso do Partido Conservador Reuters/PHIL NOBLE
irlanda-norte,republica-irlanda,mundo,uniao-europeia,reino-unido,europa,
Fotogaleria
Fronteira entre Irlanda do Norte e República da Irlanda EPA/NEIL HALL

“Pegar ou largar”. É com este espírito que o Governo britânico entra na fase decisiva da sua caminhada rumo à saída da União Europeia, formalizando, junto da Comissão, uma proposta concreta para riscar o controverso backstop e consumar o “Brexit” no dia 31 de Outubro, com ou sem acordo, e exigindo de Bruxelas “vontade de alcançar um compromisso”. O plano prevê o alinhamento regulatório da Irlanda do Norte com as regras do mercado único europeu de bens, até 2025, e o abandono de todo o Reino Unido da união aduaneira com a UE a partir de 2021.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 54 comentários