Microplásticos detectados pela primeira vez em pinguins da Antártida

Ao analisarem a dieta de pinguins em duas regiões da Antárctida, os cientistas observaram que 20% das 80 amostras das suas fezes continham microplásticos.

Foto
Pinguins Pygocelis papua José Xavier

A poluição por microplásticos já chegou aos pinguins da Antárctida, de acordo com um estudo publicado esta quarta-feira na revista científica Scientific Reports. A equipa de investigadores, que pertence ao Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Universidade de Coimbra (UC) e à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa​, “encontrou, pela primeira vez, microplásticos em pinguins da Antárctida, confirmando que este tipo de poluição já entrou na cadeia alimentar marinha”, anuncia-se num comunicado da UC. 

“Ao analisarem a dieta de pinguins gentoo Pygocelis papua em duas regiões da Antárctida, os investigadores observaram que 20% das 80 amostras de fezes das aves continham microplásticos”, afirma-se no comunicado do estudo, que também teve a participação de cientistas do British Antarctic Survey​. As minúsculas partículas de plástico, que podem ir de poucos micrómetros (cada micrómetro equivale à milésima parte do milímetro) até aos cinco milímetros, têm “diversas tipologias, formas e cores, o que indica uma grande variedade de possíveis fontes destes microplásticos”.

Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Filipa Bessa
Fotogaleria

“A poluição marinha por plásticos é reconhecidamente uma ameaça aos oceanos em todo o mundo, mas só recentemente tem havido um aumento do esforço científico sobre microplásticos”, sublinha-se na nota de imprensa. “Em zonas mais remotas do planeta, como a Antárctida, esperava-se que a presença de microplásticos fosse muito reduzida, embora estudos recentes já tenham encontrado microplásticos em sedimentos e nas águas do oceano Antárctico.”

Para Filipa Bessa, cientista do MARE da Universidade de Coimbra e autora principal do artigo, “é alarmante que microplásticos já tenham chegado à Antárctida”. Este estudo é “o primeiro a registar microplásticos em pinguins e na cadeia alimentar marinha na Antárctica”, refere a investigadora. “A variedade de microplásticos encontrados nos pinguins poderá indicar diferentes fontes de poluição, indiciando uma difícil solução para este problema.”

José Xavier, também cientista do MARE da UC e autor do artigo, afirma que “este estudo vem na altura certa, pois os microplásticos podem causar efeitos tóxicos nos animais marinhos e nada se sabe sobre o que eles poderão provocar nos animais da região Antárctica”. Por isso, conclui que “esta descoberta é de muita importância para desenvolver novas medidas para reduzir a poluição na Antárctida, particularmente relacionada com plásticos, podendo servir de exemplo para outras regiões do mundo”.

Sugerir correcção
Comentar