Arte Urbana

Uma homenagem a Sophia de Mello Breyner numa escola de Lagos

"Mar nos Meus Olhos" Samina
Fotogaleria
"Mar nos Meus Olhos" Samina

Na comemoração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a cidade de Lagos quis homenagear a poeta com dois murais de arte urbana. Para tal, recorreu ao Laboratório de Actividades Criativas (LAC), uma associação cultural sem fins lucrativos, criada por quatro amigos, cujo principal objectivo é dinamizar e promover a criação artística na região algarvia, segundo se pode ler na sua página oficial. Assim surgia a acção Mar nos Meus Olhos, dividida em dois momentos de arte urbana. Mar nos Meus Olhos é, contudo, nome de um poema falsamente atribuído a Sophia de Mello Breyner. Na verdade, e como o PÚBLICO desvendou em Fevereiro último, foi escrito em 2009 pela juíza Adelina Barradas de Oliveira, que quis homenagear a escritora no aniversário da sua morte.

O primeiro mural foi feito na Escola Básica Sophia de Mello Breyner, de 27 a 30 de Agosto, pelo artista Samina, que vai também pintar um outro mural — desta vez numa parede da cidade — de 14 a 18 de Outubro. A convite do LAC, o artista — que já colaborara com a associação anteriormente — “trabalhou o rosto da Sophia de Mello Breyner através da técnica stencil”, explica ao P3 Nuno Pereira, um dos membros da organização. Para o responsável, não poderia haver artista mais indicado para fazer esta homenagem, cujo resultado foi “uma intervenção bem conseguida”. Até, porque, contou, “muitas pessoas passaram por lá e registaram o momento”.

A par desta intervenção, o LAC tem vindo a desenvolver o ARTURb, que vai na 9.ª edição e se “distingue de outros projectos de arte urbana” por “conciliar o trabalho de vários artistas num mesmo espaço”. Os artistas, refere Nuno Pereira, “ficam numa espécie de residência [da associação] durante duas semanas”, daí resultando uma série de trabalhos que podem ser vistos, até 2 de Novembro, na sede do LAC — ou seja, na antiga cadeia de Lagos. “Durante esse período vão ser feitas várias acções, como workshops e visitas guiadas, e, no final, o lançamento do catálogo que encerra este ciclo e que revela aquilo que foi a residência.” O objectivo da exposição é “mostrar o trabalho dos vários artistas com a técnica de stencil”. 

"Mar nos Meus Olhos"
"Mar nos Meus Olhos" Samina
"Mar nos Meus Olhos"
"Mar nos Meus Olhos" Samina
"Mar nos Meus Olhos"
"Mar nos Meus Olhos" Samina
"Mar nos Meus Olhos"
"Mar nos Meus Olhos" Samina
ARTURb
ARTURb
ARTURb
ARTURb
ARTURb