E vão quatro pole positions consecutivas para Leclerc

Desde 2000 que a Ferrari não conseguia tamanha proeza na qualificação.

Foto
Reuters/ANTON VAGANOV

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) tornou-se neste sábado no primeiro piloto a garantir, pela quarta vez consecutiva nesta temporada, o primeiro lugar da grelha de partida para um Grande Prémio (GP) de Fórmula 1.

Leclerc terminou a qualificação para o GP da Rússia, 16.ª prova da temporada, com a melhor volta em 1m31,628s, deixando o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) na segunda posição, a 402 milésimos de segundo. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) foi o terceiro mais rápido da sessão, a 425 milésimos de segundo do companheiro de equipa.

O holandês Max Verstappen (Red Bull) foi o quarto mais rápido da sessão, mas, devido a uma penalização por troca de motor, partirá da nona posição.

Leclerc tornou-se, assim, no primeiro piloto a conseguir quatro “pole positions” consecutivas esta temporada, feito que um piloto da Ferrari não conseguia desde o alemão Michael Schumacher, em 2000. “É muito especial”, disse Leclerc, que, no entanto, sublinhou que “ainda há muito para fazer”.

Lewis Hamilton, por sua vez, mostrou-se bastante satisfeito por ter garantido um lugar na primeira linha da grelha, algo com que não contava. “Eles [Ferrari] têm uma velocidade incrível nas rectas. Definitivamente têm algo mais. Estão em modo jacto. Por isso, não esperava estar na primeira linha”, frisou o campeão mundial, que parte para esta prova com 65 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o seu companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas.

O dia ficou ainda marcado pelo anúncio de uma parceria entre a McLaren e a Mercedes para o fornecimento de motores a partir de 2021. A equipa britânica troca, assim, a Renault pelo construtor germânico.

Sugerir correcção
Comentar