Sismo na Indonésia faz 23 mortos e mais de 100 feridos

O terramoto de magnitude 6,5 na escala de Richter danificou vários edifícios, incluindo uma universidade, e causou deslizamentos de terras.

Conselho Nacional da Indonésia para Gestão de Desastres
Fotogaleria
EPA/BNPB / HANDOUT
Fotogaleria
EPA/BNPB / HANDOUT
Fotogaleria
EPA/BNPB / HANDOUT

Pelo menos 23 pessoas morreram na sequência de um sismo que atingiu quinta-feira o arquipélago das Molucas. De acordo com as autoridades, mais de 100 pessoas ficaram feridas. O terramoto danificou vários edifícios, incluindo uma universidade, e causou deslizamentos de terras.

O terramoto de magnitude 6,5 na escala de Richter, de acordo com o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu às 8h46 locais (00h46 em Lisboa) e o seu epicentro foi detectado a 37 quilómetros a nordeste de Ambon, na província das Molucas. Foi seguido por dezenas de réplicas, provocando pânico entre os moradores que fugiram para locais mais altos.

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e ilhotas que formado na convergência de três grandes placas tectónicas, está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, uma área de alta actividade sísmica e vulcânica onde, em cada ano, se registam cerca de sete mil sismos, a maioria dos quais moderados. O arquipélago tem mais de 100 vulcões activos.

No ano passado, no final de Setembro, um terramoto de magnitude 7,5, seguido de um tsunami na ilha de Celebes, devastou a região de Palu e causou mais de 4300 mortos e desaparecidos.

Em 2004, um tsunami matou 220.000 pessoas na região do Oceano Índico, incluindo 170.000 na Indonésia, logo após o Natal, tendo sido desencadeado por um sismo de magnitude 9,1 na costa de Sumatra.

Sugerir correcção
Comentar