Médias sobem na segunda fase e há oito cursos acima dos 19 valores

Nesta segunda fase, Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Porto foi o curso com a média mais alta: 19,58 valores.

Foto
Diogo Baptista

Oito cursos registaram na segunda fase uma nota média de entrada no ensino superior acima dos 19 valores, ficando também acima da média mais alta de 18,95 valores de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico registada na primeira fase.

De acordo com os dados oficiais divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), na segunda fase a média de entrada mais alta pertence ao curso de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Porto, com uma nota de acesso de 19,58 valores.

Seguem-se Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física Tecnológica, ambos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, com notas médias de entrada de 19,45 valores e 19,43 valores, respectivamente.

Na lista dos cursos com médias superiores a 19 valores há ainda três cursos de Medicina — o da Universidade Nova de Lisboa e os dois da Universidade do Porto — e Bioengenharia e Engenharia Informática e Computação da Universidade do Porto.

Sobraram vagas em 264 cursos, maioritariamente em institutos politécnicos e cursos de engenharia. Houve ainda 38 cursos que não tiveram nenhum aluno colocado, apesar de terem aberto vagas para esta segunda fase; 26 cursos com notas médias entre os 9,5 valores e os 9,99 valores; e 12 vagas criadas adicionalmente para situações de empate.

Cerca de metade dos candidatos à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior ficou de fora das universidades e politécnicos públicos. De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), dos 18.195 estudantes que se candidataram na segunda fase do concurso nacional de acesso (CNA) ao ensino superior, apenas cerca de metade (9274 estudantes) conseguiu ficar colocado numa das 11615 vagas levadas a concurso.

Sugerir correcção
Comentar