Furacão Lorenzo: previsões apontam passagem pelos Açores

Apesar de ainda não ser conhecida a intensidade exacta, IPMA prevê que zona ocidental do arquipélago possa ser atingida na próxima semana, mas rejeita alarmismos.

Foto
Imagens dos efeitos do furacão Alex, em São Miguel, no ano de 2016 RPS Rui Soares - Colaborador

O furacão Lorenzo, tempestade tropical formada no Atlântico na passada segunda-feira que evoluiu para furacão de categoria 3, poderá atingir a zona ocidental do arquipélago dos Açores na próxima semana. De acordo com informação recolhida pelo PÚBLICO junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a rota assumida pelo furacão aponta para a possibilidade de as ilhas do Corvo e das Flores serem as principais afectadas pelo fenómeno meteorológico, com probabilidade de ventos fortes e aumento na agitação marítima nesta região do arquipélago. 

De acordo com o instituto de meteorologia, a trajectória do furacão tem sido consistente e o centro de previsão do IPMA nos Açores, que monitoriza o desenvolvimento do furacão Lorenzo, prevê que a tempestade possa atingir o arquipélago entre os dias 1 e 2 de Outubro (próxima terça e quarta-feira). 

Nestes dois dias, as previsões apontam para ventos que podem atingir velocidades até aos 208km/h. O mar também estará agitado, com ondulações que podem atingir os dez metros de altura.

Maria João Frada, meteorologista do IPMA, alerta, porém, para a imprevisibilidade do fenómeno. “Vamos ver como é que o furacão se irá comportar nos próximos dias e se passa [pelos Açores] como furacão. O impacto irá depender da categoria e da distância. Até pode já nem ser furacão. Ainda falta muito tempo”, explica ao PÚBLICO. A especialista rejeita alarmismos, apontando para previsões mais concretas nos próximos dias. 

A partir do dia 3 de Outubro o furacão prevê-se que o furacão irá continuar a deslocar-se para norte, não sendo expectável que os efeitos se façam sentir no resto da Península Ibérica. As zonas eventualmente afectadas no arquipélago dos Açores terão, a partir desse dia, uma melhoria das condições meteorológicas.

Em comunicado divulgado ao final da manhã, o IPMA informou que o furacão se encontrava 1600 quilómetros a oeste de Cabo Verde, dirigindo-se para norte. A probabilidade de Lorenzo atingir o arquipélago é superior a 50%. 

Fonte do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores garantiu ao PÚBLICO que este departamento está a acompanhar a evolução do furacão, tendo recebido as previsões mais recentes do IPMA. “Será delineado um plano, provavelmente já hoje [quinta-feira]”, avançou a mesma fonte, remetendo esclarecimentos adicionais para mais tarde. 

O Lorenzo é o quinto furacão a atingir o Atlântico este ano, de acordo com informação da agência Reuters. O National Hurrican Center (NHC), dos Estados Unidos, tem acompanhado atentamente a tempestade, colocando actualizações nas redes sociais. O centro meteorológico norte-americano diz que o furacão poderá aumentar de intensidade nos próximos dias.

Notícia actualizada às 15h12: acrescentadas ao texto informações presentes no comunicado emitido pelo IPMA.  

Sugerir correcção
Ler 1 comentários