MP diz que Azeredo soube com antecedência da recuperação das armas. Ex-ministro fala de acusação “eminentemente política”

“Eu sabia, mas tive de aguentar calado a porrada que levei. Mas não sabia que ia ser hoje”, escreveu Azeredo Lopes em troca de mensagens com deputado socialista.

Foto
LUSA/PAULO CUNHA

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, acusado dos crimes de prevaricação e favorecimento pessoal no caso de Tancos, admitiu a um deputado socialista que soube com antecedência que o material militar iria ser recuperado. Uma admissão que, pelos termos em que foi feita, dá suporte à tese do Ministério Público de que o governante foi informado de que a Polícia Judiciária Militar (PJM) tinha negociado com o cérebro do assalto aos paióis, João Paulino, a entrega das armas roubadas, em troca da sua impunidade.

Quando, a 18 de Outubro de 2017, a PJM anuncia ter encontrado o material de guerra desaparecido, Azeredo Lopes recebe uma mensagem de parabéns do deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro. A que responde desta forma: “Foi bom. Pela primeira vez se recuperou armamento furtado. Eu sabia, mas tive de aguentar calado a porrada que levei. Mas, como é claro, não sabia que ia ser hoje.” Quando, segundo a acusação, o mesmo deputado lhe pergunta se vai à Assembleia da República explicar tudo, o ministro responde-lhe que tudo, tudo não pode revelar: “Venho, mas não poderei dizer o que te estou a contar. Ainda assim, foi uma bomba.”

Num comunicado enviado às redacções, Azeredo Lopes desmente alguma vez ter sido informado de um “alegado encobrimento” no caso de Tancos e considera a acusação “eminentemente política”, afirmando que ela não tem “provas e factos a sustentá-la”.

Na mesma declaração, o ex-ministro da Defesa anuncia que vai solicitar a abertura de instrução, embora considerando que já houve “condenação na praça pública, sem ter tido possibilidade de defesa”. E conclui: “Não obstante esta acusação do Ministério Público, confio na Justiça e estou convicto, porque nada fiz de ilegal, incorrecto ou sequer censurável – nem sequer politicamente – que serei completamente ilibado de quaisquer responsabilidades neste processo.” Para rematar de seguida: “Chegou agora, finalmente, o tempo da minha defesa.”

Uma reunião a 4 de Agosto de 2017

A acusação diz que o director da Polícia Judiciária Militar, o coronel Luís Vieira, que “tinha uma relação próxima com Azeredo Lopes”, se reuniu com o governante a 4 de Agosto de 2017, ou seja, pouco mais de um mês após o roubo. “Deu conhecimento a Azeredo Lopes de que tinha tido a informação (…) da existência de um indivíduo que tinha subtraído e escondido o material militar”, descrevem os procuradores do Departamento Central de Investigação e Acção Penal titulares do processo de Tancos. “Disse-lhe ainda que esse indivíduo estava disposto a negociar a entrega do material, exigindo não ser responsabilizado.”

No mesmo encontro, entregou ao ministro três documentos: um memorando sobre o assunto assinado por si, no qual discorria sobre a conexão entre crimes estritamente militares e os restantes crimes, mostrando a sua discordância pela subalternização da Judiciária Militar em comparação com a Judiciária civil, entidade à qual a procuradora-geral da República tinha entregue a liderança da investigação do roubo; uma síntese cronológica dos acontecimentos, intitulada fita do tempo; e, por fim, uma cópia do despacho do Ministério Público que delegava na Unidade Central de Contra-Terrorismo da Judiciária civil a competência para o apuramento dos factos – documento que se encontrava sujeito a segredo de justiça.

“Azeredo Lopes ficou ciente das contrapartidas exigidas por João Paulino (…) E ainda que o mesmo exigia não ser responsabilizado”, prossegue o despacho de acusação. “Deu, assim, a sua concordância ao plano de Luís Vieira, que passou também a ser seu”: o início de negociações com o ladrão do armamento. O ex-ministro, sublinham os procuradores, “não deu conhecimento desses factos à Procuradoria-Geral da República nem à Polícia Judiciária”, sendo certo que “podia e devia ter-lhes posto fim, através de participações àquelas instituições”. Afinal de contas, “sabia da sua obrigação legal, enquanto ministro da Defesa, de efectuar denúncias obrigatórias quanto a crimes de que tomasse conhecimento no exercício das suas funções”. O que não o impediu de “exercer os poderes decorrentes do exercício do seu cargo contra os fins para que lhe foram atribuídos, bem sabendo que estava a beneficiar a proteger autores da prática de crimes”. 

Para o Ministério Público, tratou-se de uma conduta extremamente grave: “Violou a fidelidade reclamada pela sua qualidade de ministro da Defesa”. 

O material foi encontrado três meses a cerca de 25 quilómetros depois de ter desaparecido do quartel de Tancos, num terreno na zona da Chamusca. A recuperação é feita com a colaboração da GNR de Loulé, depois de uma chamada anónima para o piquete da Judiciária Militar – que se haveria de descobrir mais tarde ter sido feita por um membro desta força policial. E o ministro, diz o Ministério Público, seria posto a par dos detalhes deste achamento, quer através de documentos que lhe foram entregues pela PJM quer através de conversas com os seus responsáveis. 

Com Ana Dias Cordeiro

Sugerir correcção
Ler 62 comentários