Vídeos

Os primeiros e os últimos da abstenção. Duas aldeias portuguesas vêem-se ao espelho

Soajo e Pardais têm uma relação diametralmente oposta com as eleições. Na primeira localidade, no norte do país, a abstenção bate recordes. Mais a sul, na alentejana aldeia de Pardais, vota-se como em nenhum outro sítio de Portugal. Duas coligações lideram as juntas de freguesia.

Uma aldeia montanhosa no Gerês e uma pacata vila alentejana foram protagonistas de duas situações extremas nas últimas eleições legislativas, em 2015. Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez, registou a abstenção relativa mais alta do país. Pardais, em Vila Viçosa, protagonizou a mais baixa. O PÚBLICO visitou os dois lugares para perceber o que aproxima uns eleitores das urnas e o que afasta os outros.

Há quatro anos, a abstenção nas eleições para a Assembleia da República atingiu o valor recorde de 43,07%. Em Maio, o número de portugueses que escolheu não votar nas eleições europeias voltou a surpreender: 68,6%. Os comportamentos em eleições nacionais e para o Parlamento Europeu são diferentes, mas há uma tendência que é visível. Os portugueses estão cada vez mais afastados da política.

Leia a reportagem completa aqui.