Sismo de 5,8 graus de magnitude mata 20 pessoas e fere centenas no Paquistão

Abalo também foi sentido na vizinha Índia.

O sismo de magnitude 5.8 provocou estragos numa das principais estradas de Mirpur
Fotogaleria
O sismo de magnitude 5.8 provocou estragos numa das principais estradas de Mirpur EPA
Fotogaleria
RAHAT DAR/LUSA
Henry Molaison
Fotogaleria
NAEEM BHATTI/LUSA
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
EPA

Um sismo de magnitude 5,8 graus na escala de Richter provocou esta terça-feira pelo menos 20 mortos e mais de 300 feridos no Paquistão. 

O epicentro foi registado perto da cidade de Mirpur, na região da Caxemira paquistanesa, e foi sentido noutras cidades do país como Peshawar, Lahore, Murree ou a capital Islamabade. Segundo a Al Jazeera, o abalo também foi perceptível na capital indiana de Nova Deli.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram danos causados numa das principais entradas de Mirpur e casas parcialmente destruídas.

Aquela cidade terá sido mesmo a zona mais atingida pelo sismo, segundo confirmou o meteorologista Muhammad Riaz à AFP. No entanto, ainda se desconhece a extensão total dos danos.

“Neste momento confirmamos a morte de 20 pessoas e cerca de 300 feridos. Este número poderá aumentar porque algumas pessoas ainda estão a ser transportadas para os hospitais”, disse à Al Jazeera Gul Faraz, chefe da polícia de Mirpur.

As autoridades paquistanesas, citadas pela BBC, dão conta da mobilização de equipas de assistência médica para o local. As operações de resgate contam também com o auxílio do exército paquistanês, através da Força Aérea, explicou o porta-voz das Forças Armadas do Paquistão, Asif Ghafoor, numa publicação no Twitter.

O Paquistão, tal como os vizinhos Afeganistão e Índia, situa-se numa zona de elevada actividade sísmica. Em Outubro de 2005, por exemplo, mais de 53 mil pessoas morreram num sismo de magnitude 7,6 na mesma região.

Sugerir correcção
Comentar