Seis equipas, sete dias, um campeão: assim se joga futebol na Gronelândia

Durante uma semana, há uma disputa intensa entre as melhores equipas de um território que tem mais de cinco mil futebolistas numa população de 57 mil pessoas.

Foto
Nick Reimer, o herói do título do N-48 Bent Petersen/K.A.K.

O melhor jogador de sempre da Gronelândia? A resposta a esta pergunta não é fácil. Mas tem resposta, que se descobre após uns minutos de pesquisa na Internet. É Jesper Gronkjaer, um extremo/avançado que jogou em alguns dos grandes clubes da Europa, como o Ajax, o Chelsea e o Atlético de Madrid, para além de ter 80 internacionalizações pela Dinamarca. Nasceu em Nuuk, capital da Gronelândia, mas fez toda a sua vida desportiva fora deste território quase totalmente (80%) coberto de gelo. Mas isso não quer dizer que não haja futebol na maior ilha não continental do planeta. Na verdade, durante uma semana em Agosto, não se fala de outra coisa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários