Open House Lisboa: 50 lugares para visitar neste fim-de-semana

Descobrir a cidade de forma menos usual é a proposta da iniciativa Open House que este ano reúne 46 cidades pelo mundo.

Foto
Dois dias para descobrir Lisboa no roteiro Open House nuno ferreira santos

São 50 espaços para descobrir uma “Lisboa sem centro” abertos à população com o desafio de descentralizar, diversificar e ampliar o conhecimento arquitectónico da capital. A iniciativa Open House apresenta 27 espaços em estreia, actividades para os mais novos, e visitas acessíveis para pessoas com limitações físicas, além de um programa com percursos de bicicleta, trotinete e metro. Partindo da questão comum aos temas emergentes no actual debate público sobre a transformação de Lisboa — habitação, espaço público, mobilidade, património, segregações —, a nova proposta de roteiro desta edição, concebida pela arquitecta e investigadora Patrícia Robalo, integra espaços que excluem o centro de Lisboa.

De acordo com a arquitecta, pretende-se superar a exemplaridade da cidade tradicional como construção única da condição urbana durante dois dias, cem espaços inéditos no evento a poderem ser visitados, como o Convento de São Domingos ou a Escola Superior de Música e o edifício da GS1 Portugal — por norma inacessíveis. Também as redes de mobilidade fazem parte do roteiro — Metro, Mercado de Arroios, Feira do Relógio, Rede de Artes e Ofícios de Lisboa e ciclovia sendo o público convidado a perceber o espaço construído das estações, galerias e oficinas. Há percursos inéditos para serem feitos de bicicleta, skate ou trotinete, assim como quatro percursos comentados pela comissária, feitos pela Rede de Metro.

Organizado pela Trienal de Lisboa e pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), o Open House Lisboa está integrado no programa Lisboa na Rua. Para a presidente da EGEAC, Joana Gomes Cardoso, o Open House é uma forma intimista e democrática de conhecer o património público e privado das cidades, com múltiplas visitas abertas a qualquer pessoa, estabelecendo-se assim como uma oportunidade única para conhecer Lisboa de uma forma diferente da habitual, e também para reflectir sobre as transformações da cidade.

Patrícia Robalo é arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, vive e trabalha na capital e é doutoranda na Faculdade de Arquitectura do Porto, com investigação sobre a construção metropolitana de Lisboa.

Lançada em 1992, em Londres, a rede internacional Open House Worldwide reúne, em 2019, um total de 46 cidades em todo o mundo, sendo este ano as novas cidades aderentes Brno (República Checa), Talin (Estónia), Valência (Espanha) e Nápoles (Itália).

Sugerir correcção
Comentar