Edward Snowden pede asilo ao Presidente francês

“Proteger quem faz denúncias não é um acto hostil”, diz o denunciante de um sistema de vigilância, que se considera no direito de obter protecção de França.

Foto
Edward Snowden NUNO FERREIRA SANTOS

O analista de sistemas informáticos Edward Snowden, que publicou documentos classificados sobre o programa de vigilância dos Estados Unidos e foi acusado de espionagem, pediu ao Presidente francês, Emmanuel Macron, que lhe conceda asilo.

Snowden, que agora vive na Rússia para evitar ser processado nos Estados Unidos, sublinhou, numa entrevista esta segunda-feira na rádio France Inter que “proteger quem faz denúncias não é um acto hostil” e disse que se considerava no direito de obter protecção de França.

Snowden está a promover o seu livro de memórias, Permanent Record, que tem publicação simultânea em vários países do mundo terça-feira.

Snowden já tinha pedido asilo a França, em 2013, quando o Presidente era François Hollande, mas sem sucesso.

A presidência francesa ainda não comentou o novo pedido.

Edward Snowden revelou, em 2013, a existência de um sistema de vigilância mundial de comunicações e de Internet, tendo sido acusado pelos Estados Unidos de espionagem e apropriação de segredos do Estado.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários