Norbert Hofer eleito líder da extrema-direita da Áustria

O novo líder do FPÖ quer tornar o partido o mais forte do país para enfrentar as eleições legislativas de 29 de Setembro.

Foto
Norbert Hofer CHRISTIAN BRUNA/EPA

Os delegados do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), de extrema-direita, elegeram este sábado oficialmente Norbert Hofer presidente do partido para disputar as eleições legislativas austríacas, que foram antecipadas para 29 de Setembro.

Hofer assumiu a liderança interina do partido em Maio, na sequência da demissão de Heinz-Christian Strache, que, além do cargo de líder do FPÖ deixou de exercer funções como vice-chanceler da Áustria, devido ao escândalo de corrupção conhecido como Ibizagate.

O escândalo fez cair o Governo, uma coligação formada pelo FPÖ e o Partido Popular (ÖVP), do chanceler Sebastian Kurz.  

“O nosso objectivo é tornarmo-nos na formação austríaca mais poderosa da Áustria, porque nós somos capazes e porque a Áustria precisa de nós”, disse Norbert Hofer antes da convenção do partido em Graz, no sudeste da Áustria.

Norbert Hofer assegurou que o partido de extrema-direita vai continuar a combater a “política islâmica” e apostar em novos temas, nomeadamente a protecção do ambiente.

Para as eleições legislativas austríacas, os conservadores de Sebastian Kurz são como os favoritos do eleitorado, pelo que vão ter que encontrar um parceiro para formar Governo.

Segundo as sondagens, o FPÖ reúne 20% das intenções de voto, uma queda de 6% em relação aos resultados das legislativas de 2017, mas que poderá ser o suficiente para voltar ao poder com a direita.

Segundo os analistas, Norbert Hofer tem muito que fazer para conseguir unificar os filiados do FPÖ e superar o Ibizagate.

Em 18 de maio, Heinz-Christian Strache demitiu-se de todos os cargos políticos devido à divulgação de um vídeo gravado na ilha espanhola de Ibiza no qual surge a prometer a uma suposta milionária russa favores políticos em troca de doações ilegais para o partido.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários