O seu filho começou o pré-escolar? Dê-lhe muito colo e confiança

Quem está mais ansioso, os pais ou os filhos nesta transição para o pré-escolar? O PÚBLICO ouviu alguns especialistas que aconselham estratégias de como os preparar e ajudar nesta nova etapa da vida. Mas cada criança tem o seu ritmo de adaptação e pode demorar o seu tempo.

Foto
Nelson Garrido

A entrada no pré-escolar é uma etapa importante na vida das crianças, mas pode não ser fácil e causar-lhes alguma angústia e ansiedade. Existem estratégias para facilitar esta adaptação como as que o psicólogo da educação José Morgado costuma aconselhar aos pais e está a utilizar com o neto de três anos que vai, pela primeira vez, para o jardim-de-infância. Desde evitar os primeiros dias, os pais ficarem algum tempo com a criança na escola e levar um brinquedo para que “fique com alguma serenidade a brincar”, recomenda. Aconselha ainda a “não fazer em casa um discurso demasiado pesado de que vai ser uma grande mudança”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários