Miguel Oliveira espera terminar nos pontos

Piloto português parte da sétima linha no Grande Prémio de São Marino.

Foto
LUSA/ALESSIO MARINI

Miguel Oliveira (KTM) foi este sábado o 19.º mais rápido na qualificação para o Grande Prémio de São Marino de MotoGP, numa sessão histórica para a KTM, que, pela primeira vez, garantiu um lugar na primeira linha da grelha.

O piloto português, limitado por uma lesão nos tendões do ombro direito, não conseguiu ir além do nono lugar na primeira parte da qualificação (Q1), com o tempo de 1m34,162s, a 0,677 segundos de um lugar na segunda fase (Q2).

Assim, o piloto de Almada vai partir da 19.ª posição da grelha para esta 13.ª ronda do campeonato, correspondente à sétima linha, logo atrás de dois pilotos oficiais, o italiano Danilo Petrucci (Ducati) e o espanhol Jorge Lorenzo (Honda).

Miguel Oliveira sentiu problemas “de aderência do pneu traseiro”, mas espera terminar a corrida “dentro dos pontos”. “Começou muito bem para nós. Fomos rápidos na terceira sessão de treinos livres”.

No entanto, na sessão de qualificação, as alterações efectuadas não funcionaram como esperado. “Lutei bastante com a falta de tracção na traseira. Fizemos algumas alterações na mota que não funcionaram a cem por cento. De qualquer forma, não depositava grandes esperanças num bom resultado, pelo que espero apenas fazer um bom arranque e, se possível, terminar dentro dos lugares pontuáveis”, disse o piloto de Almada, citado pela sua assessoria de imprensa.

Por seu lado, o espanhol Maverick Viñales (Yamaha) garantiu a segunda pole position da temporada, com o tempo de 1m32,265s, batendo o compatriota Pol Espargaró (KTM) por 295 milésimos de segundo. “É incrível. Nem sei explicar como foi possível. Não tenho palavras”, disse Espargaró, após conseguir a melhor qualificação de sempre para a KTM na classe rainha.

O francês Fabio Quartararo (Yamaha) completa a primeira linha da grelha.

A sessão ficou ainda marcada por um momento tenso entre o espanhol Marc Márquez (Honda) e o italiano Valentino Rossi (Yamaha), já na derradeira volta da sessão, quando seguiam os dois em voltas rápidas.

Márquez tentava a pole, mas acabou por falhar uma travagem e foi ultrapassado por Rossi, que teve de abrandar para não sair de pista. As trajectórias dos dois pilotos cruzaram-se, com os dois adversários a evitarem o choque por milímetros.

Sugerir correcção
Comentar