Incêndio em Miranda do Corvo com várias frentes activas

A Estrada Nacional 17-1 estava, pelas 00h30, ainda cortada ao trânsito entre a localidade de Pedreira e a vila de Miranda do Corvo. O incêndio obrigou também ao corte da Auto-estrada 13 (A13), entre o nó de Almalaguês e Coimbra. No terreno estavam 577 operacionais.

Foto
Paulo Pimenta

O incêndio que lavrava esta sexta-feira em Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, continuava, pelas 00h30, com muitas frentes activas, embora a “cabeça” tenha sido dominada, disse à agência Lusa o Comandante Distrital de Operações de Socorro. “Temos muitas frentes activas devido às projecções provocadas pelo vento, mas, apesar de lento, o combate está a evoluir favoravelmente”, adiantou Carlos Luís Tavares.

No terreno estavam, pelas 00h30, 577 operacionais apoiados por 171 viaturas.

Segundo Carlos Luís Tavares, pelas 22h, não existiam povoações em risco, apesar das chamas terem ameaçado as localidades de Póvoa da Pedreira e Casal Fato, da União de Freguesias de Semide e Rio de Vide. “Durante a noite contamos dominar o incêndio”, salientou o comandante distrital.

A Estrada Nacional 17-1 estava cortada ao trânsito entre a localidade de Pedreira e a vila de Miranda do Corvo. O incêndio obrigou também ao corte da Auto-estrada 13 (A13), entre o nó de Almalaguês e Coimbra, disse à agência Lusa fonte autárquica.

Segundo o vereador Rui Godinho, responsável pelo pelouro da Protecção Civil no município de Miranda do Corvo, as projecções causaram novos focos de incêndio, sendo que um deles obrigou ao corte da A13 cerca das 22h30.

“A frente que seguia em direcção à vila de Miranda do Corvo está controlada, o problema são as projecções que estão a criar vários problemas”, salientou Rui Godinho, acrescentando que já ardeu uma “área considerável”. O vereador adiantou ainda que nenhuma povoação está em risco.

A página da Protecção Civil destacava, na noite desta sexta-feira, três grandes incêndios que estavam a lavrar nos distritos de Coimbra (Miranda do Corvo), Castelo Branco (Sertã) e Vila Real (Valpaços) e que mobilizavam quase 500 operacionais e mais de 100 viaturas cada um. No total, pelas 00h30, cerca de 2600 operacionais e 790 viaturas combatiam mais de 70 incêndios em todo o país, 25 dos quais em curso, seis em resolução e 42 em conclusão.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários