Comissão Von der Leyen: mudanças, dúvidas e a imparável polémica do “modo de vida europeu”

Perante a perplexidade causada pelos nomes “bizarros” das pastas, por exemplo Protecção do Modo de Vida Europeu, Economia que Funciona para as Pessoas ou Europa Mais Forte no Mundo, a futura presidente do executivo europeu foi convidada a “explicar os seus pontos de vista” no Parlamento Europeu. Mas há mais.

Foto
Ursula von der Leyen juntou a equipa de comissários em Genval, para que se conhecessem OLIVIER HOSLET/EPA

Talvez a presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, não previsse que as reacções ao seu anúncio da distribuição das pastas, das hierarquias e da organização do trabalho do futuro colégio de comissários, viessem a ser tão “vibrantes” — esse foi o adjectivo usado pela sua porta-voz para defender a nomeação de um vice-presidente encarregado da Protecção do Modo de Vida Europeu perante a barragem de críticas que descrevem essa decisão como uma “capitulação inaceitável” aos populistas e nacionalistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 27 comentários