Taxas dos tribunais só representam 20% das receitas da Justiça

Receitas do Ministério da Justiça subiram mais de 12% em três anos. Registo e notariado responsável por quase 70% das receitas próprias da Justiça. Mesmo assim Orçamento de Estado suporta 43% dos gastos deste ministério.

Foto
Adriano Miranda

É consensual entre os profissionais da Justiça que as taxas que os cidadãos pagam quando estão envolvidos numa acção judicial são muito altas, tornando, por vezes, inacessível o recurso aos tribunais. No entanto, somadas, estas taxas só representam 20% das receitas próprias do Ministério da Justiça. O sistema judicial acaba assim por depender em grande medida das taxas cobradas pelos registos e pela actividade notarial, que representam quase 70% das receitas do Ministério da Justiça. Todas as verbas arrecadadas pelos vários sectores da Justiça permitem suportar 53% das despesas do ministério, sendo as restantes 47% suportadas pelo Orçamento de Estado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários