Seleccionador da Lituânia quer criar problemas a Portugal

Valdas Urbonas lamenta baixas por lesão, mas diz-se animado com a ideia de poder defrontar os campeões europeus.

Foto
dr

O seleccionador Valdas Urbonas afirmou, esta segunda-feira, que a equipa da Lituânia está “muito motivada” para defrontar Portugal, que considera “um dos melhores do mundo”, não abdicando de criar problemas aos actuais campeões europeus.

“Existe uma grande emoção em torno do jogo com Portugal. A equipa está muito motivada. Será muito interessante defrontar uma das melhores equipas do mundo. Queremos fazer um bom jogo”, afirmou Valdas Urbonas, na véspera do embate relativo ao Grupo B.

O técnico fez a antevisão do encontro de apuramento para o Euro 2020, lembrando que “é raro” receber equipas como a de Portugal. “Estes jogos não são muito comuns no nosso país. Estamos a trabalhar para encontrar a melhor estratégia. Queremos parar Portugal, mas primeiro está a nossa equipa. Mas podemos criar problemas a Portugal”, disse, lamentando o “elevado número” de lesionados.

“Tentarei apresentar uma equipa competitiva, que consiga surpreender Portugal”, concluiu. O primeiro encontro oficial de Portugal na Lituânia realiza-se a partir das 19h45 desta terça-feira, em Vílnius, com arbitragem do holandês Bas Nijhuis.

Já o antigo avançado Edgaras Jankauskas considera Portugal o “grande favorito”, embora tenha de enfrentar “algumas dificuldades” por causa do relvado sintético em Vílnius.

“Os jogadores portugueses não estão habituados a este tipo de relvado. A bola salta de forma diferente. Por isso, acho que Portugal vai deparar-se com algumas dificuldades, sobretudo na parte inicial do jogo, em que terá de adaptar-se”, afirmou Jankauskas.

O ex-avançado considera, porém, existir uma “diferença enorme” entre os jogadores de Portugal e da Lituânia.
"Portugal é o grande favorito, mas isso não quer dizer que consiga ganhar facilmente. Os jogadores da Lituânia vão dar o máximo. Todos querem fazer algo frente a Portugal”, referiu o antigo jogador de Benfica, FC Porto e Belenenses.

Jankauskas foi seleccionador da Lituânia em 2016 e 2018 e continua a ser uma das maiores figuras do futebol lituano. Jankauskas chegou a Portugal em 2001 para representar o Benfica, por empréstimo da Real Sociedad, mas foi nas duas épocas seguintes que se evidenciou, ao serviço do FC Porto. O ex-avançado teve ainda, em 2007/08, para uma passagem fugaz pelo Belenenses.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários