Um comboio e quatro ligações: o relato de uma viagem complicada entre Porto e Salamanca

O percurso entre Porto e Salamanca, que até aos anos 80 se fazia de forma linear, é impossível de fazer hoje em transportes públicos. A viagem, para quem a quiser tentar, implica tempo e dinheiro.

Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido

A premissa desta viagem é, à partida, absurda. A ligação ferroviária entre Porto e Salamanca não existe há mais de 30 anos e quem a quer fazer atravessando as paisagens do Douro vinhateiro sabe que tem de o fazer, pelo menos em algum ponto, de automóvel. No entanto, o PÚBLICO quis tentar perceber como seria fazer o caminho utilizando, tanto quanto possível, transportes colectivos. Ao longo do caminho, que se mostrou impossível de fazer sem táxi, há falta de informação e as ligações escasseiam. Este é o relato de um exercício demorado e pouco razoável para a carteira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários