Quando o Douro era uma linha internacional

Barca de Alva, a estação fronteiriça, é um monumento à incapacidade do Estado em preservar o seu património. Desde que o comboio ali deixou de apitar, tudo foi deixado ao abandono.

Foto
Nelson Garrido

Chega-se ao Pocinho e a linha do Douro acaba ali. É a estação ferroviária mais a nordeste de Portugal. Os comboios invertem a marcha e regressam ao Porto. Mas apetece continuar. No Verão, a maioria dos passageiros que ali demandam não se dirigem a lado nenhum. Vieram passear. Ver o vale do Douro desde a janela do comboio. Os socalcos, os desfiladeiros, as quintas do vinho do Porto, uma paisagem que ora começa por ser verdejante e humanizada, com aldeias alcandoradas nas encostas, e se transforma, à medida que avançamos para o interior, numa terra inóspita, granítica, mas sempre bela.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários