Peter Cusack: “As crises ambientais têm grande impacto na paisagem sonora”

A forma como as transformações ambientais geram efeitos na paisagem sonora é um dos focos de atenção do inglês Peter Cusack, artista sonoro e “jornalista sónico”, que irá estar em destaque no Lisboa Soa, o evento que cruza som, ecologia e urbanismo, na Estufa Fria, de 12 a 15 de Setembro.

Foto
DR

É músico, artista sonoro e “jornalista sónico”. “Se o jornalismo é a reflexão ou a interpretação de uma determinada realidade, através da escrita, da palavra ou fotografia, porque não o poderá ser através do som?”, diz-nos ele. “Oiço sons e faço perguntas a partir deles: porque está aqui este som? O que significa em termos de alterações económicas, sociais, culturais ou políticas ocorridas nesta área? É este o tipo de reflexões que me guiam.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar