Militar da GNR atropelado por condutor que desrespeitou ordens em Albergaria-a-Velha

O militar que estava em Assilhó ficou com ferimentos ligeiros, mas já teve alta do hospital de Aveiro. O homem já foi detido e vai ser presente no sábado no tribunal de Albergaria-a-Velha.

Foto
Combate aos fogos está a ser difícil no distrito de Aveiro Nelson Garrido

Um militar da GNR foi esta sexta-feira atropelado por um veículo cujo condutor desobedeceu a ordens que impediam o seu acesso a uma das zonas onde lavra o incêndio de Albergaria-a-Velha, indicou fonte daquela força policial.

O incidente ocorreu em Assilhó, local onde está montado o posto de operações de combate aos incêndios de Albergaria-a-Velha e Águeda, no distrito de Aveiro. Segundo testemunhas oculares, o condutor não terá respeitado a proibição de acesso a zonas de incêndio e avançou com a viatura, apesar do sinal de paragem do militar da GNR.

O homem já foi detido e vai ser presente no sábado no tribunal de Albergaria-a-Velha, afirmou o tenente daquela força de segurança, adiantando que o guarda também já teve alta médica.

Em declarações aos jornalistas no posto de operações em Albergaria-a-Velha, o tenente da GNR, Renato Figueiredo, explicou que o incidente ocorreu quando o militar estava a fazer o “corte na via” para auxiliar algumas operações de rescaldo nas proximidades de habitações e as forças de segurança que se encontravam no local. “O condutor insistiu por diversas vezes que queria passar, o nosso militar impôs-se. Entretanto, o condutor começou em aceleração, o nosso militar mais uma vez levantou a mão e é daí que o condutor acelera e vai na direcção do militar, causando o atropelamento”, referiu.

O militar, que foi atingido pela viatura, foi socorrido no local e transportado para o hospital de Aveiro, de onde já teve alta médica, apesar dos ferimentos “nas pernas, braços e costas”. Quanto ao suspeito, o tenente da GNR adiantou que se encontra detido nas instalações daquela força de autoridade e que no sábado vai ser presente ao tribunal de Albergaria-a-Velha.

Segundo a página oficial da Protecção Civil, o fogo que começou na quinta-feira de manhã na localidade de Paus, em Albergaria-a-Velha, mobilizava 377 operacionais, apoiados por 109 veículos e nove aeronaves.

Já no incêndio que teve início às 16h28 de quinta-feira na localidade de Veiga, concelho de Águeda, e “em resolução”, estavam 208 operacionais, apoiados por 69 meios terrestres. O fogo que deflagrou na quinta-feira ao fim da manhã na localidade de Macinhata do Vouga, também em Águeda, estava à mesma hora “em resolução”, contando com 136 operacionais, apoiados por 40 veículos.

Notícia actualizada às 19h20 com a informação de que o suspeito vai ser presente a tribubal

Sugerir correcção
Comentar