Não são só palavras. O que eles mais dizem no programa é aquilo em que mais pensam?

Serviços, empresas, público, política, social, animais. Sabe quem mais usa estas palavras nos programas? As palavras enquanto conceitos políticos mostram o que os partidos defendem para o país.

Foto
Fotos: Público e Lusa

Nanni Moretti era Michele Apichela, um histórico líder do Partido Comunista que tinha perdido a memória depois de um acidente. Mas não tinha perdido a ideia que cada palavra tem um significado. “As palavras são importantes”, gritou no filme Palombella Rossa​. “Quem fala mal, pensa mal e vive mal”, dizia. Nas últimas semanas, os partidos políticos apresentaram o seu programa eleitoral com centenas de páginas cada um, mas afinal, o que dizem os milhares de palavras usadas sobre o que pensam? O PÚBLICO olhou para o léxico mais usado por cada partido para perceber se afinal são conceitos ideológicos e/ou programáticos que se revelam formas diferentes de olhar para a mesma realidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários