Incêndio em zona de mato em Valença em fase de resolução

O incêndio lavrou desde quarta-feira à noite até ao fim da tarde desta quinta-feira. Vento forte dificultou o combate às chamas.

Foto
Paulo Pimenta/Arquivo

O incêndio que deflagrou numa zona de mato no lugar de Mosteiro, freguesia de Cerdal, em Valença, estava, às 18h20 desta quinta-feira, em fase de resolução. O fogo que deflagrou na quarta-feira à noite chegou a alastrar-se às freguesias de Gondelim, Gondim e Fontoura.

Pelo facto de o fogo estar dominado, os meios no terreno vão sofrer uma redução, mantendo-se, contudo, um efectivo durante a noite por precaução e vigilância, disse o comandante operacional distrital de Viana do Castelo, Marco Domingues, acrescentando que cerca de 100 operacionais vão ficar no terreno.

O comandante operacional distrital de Viana do Castelo, Marco Domingues, disse, por volta das 12h desta quinta-feira que esperava que nas horas seguintes fosse possível “debelar” o incêndio que lavrava desde quarta-feira à noite em Valença com o reforço de meios aguardado. Marco Domingues referiu à Lusa que esperava, “entre as 12h e as 13h”, um reforço de meios, “com dois grupos da GNR e bombeiros de Aveiro”.

Apesar do vento forte que “está a dificultar” o combate o incêndio, com uma frente activa, o comandante distrital espera, por volta das 12h, que “nas próximas horas se consiga debelar” este fogo que consome mato. “O combate está a decorrer de forma favorável, em perímetro consolidado”, sublinhou.

Por volta das 12h, avançava o comandante, não existiam habitações em perigo, embora “durante a madrugada, face à proximidade das chamas, se tenha procedido à retirada de alguns idosos das suas habitações, numa acção preventiva e de precaução”, acrescentou Marco Domingues.

Segundo o site da Protecção Civil, o incêndio mobilizava às 17h55 cerca de 265 homens, auxiliados por 85 viaturas e quatro aeronaves.

O alerta para o incêndio foi dado na quarta-feira às 21h19.

Sugerir correcção
Comentar