Danilo assume menor margem de erro de Portugal

Médio garante que a pressão é sempre igual, mas admite maior responsabilidade frente a Sérvia e Lituânia.

Foto
LUSA/RODRIGO ANTUNES

Danilo Pereira admitiu esta quinta-feira que a selecção portuguesa tem a responsabilidade acrescida de vencer os dois próximos jogos de apuramento para o Euro 2020, diante da Sérvia e Lituânia, e defendeu que a pressão faz parte.

“Claro que a margem de erro diminuiu, mas a pressão em si não creio que esteja mais alta, porque nós, jogadores de alto nível, estamos sujeitos a essa pressão. A responsabilidade aumenta sim, mas a pressão não”, afirmou Danilo, em conferência de imprensa, realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras.

O médio do FC Porto destacou ainda que Portugal “depende apenas de si” para ser primeiro classificado do Grupo B, preferindo encarar os desafios com sérvios e lituanos como “importantes e não como determinantes”.

Para enfrentar os dois desafios, Portugal deverá utilizar um dos dois sistemas tácticos que o seleccionador Fernando Santos implementou desde que chegou à equipa das “quinas”, sendo que nenhum deles deixa o médio desconfortável.

“São sistemas que temos vindo a trabalhar durante estes anos. Estamos bem ambientados aquilo que é a táctica ou o sistema, seja em 4x4x2 ou 4x3x3. Para mim, não creio que haja muita diferença, porque no clube jogo em 4x4x2 e aqui alternamos. Não há um sistema em que me sinta mais confortável, estou bem adaptado aos dois”, declarou.

Ainda sobre o empate (1-1) com os sérvios no arranque do apuramento, depois de outra igualdade (0-0) com a Ucrânia, Danilo frisou que não foi uma má exibição de Portugal. Porém, reconheceu que é necessária mais eficácia perante uma equipa que é “competente e sai bem em contra-ataque”.

“Não foi um jogo negativo, não conseguimos ter a eficácia que queríamos. Vamos tentar ser mais verticais, mais objectivos. A Sérvia é competente, sai bem em contra-ataque e é uma equipa muito directa”, alertou.

A selecção treinou pela última vez na Cidade do Futebol, antes de viajar para Belgrado, onde, este sábado, defronta a Sérvia (19h45), no Estádio Rajko Mitic.

Fernando Santos dispõe de 25 jogadores, incluindo os estreantes Ferro e Daniel Podence, e Renato Sanches, que está de regresso às opções.

A selecção lusa, detentora do título europeu, segue no quarto e penúltimo lugar do Grupo B com apenas dois pontos, embora tenha menos dois jogos que a Ucrânia, que lidera com 10, e que o Luxemburgo, segundo com quatro pontos. Com mais um jogo que Portugal, a Sérvia é terceira classificada, também com quatro pontos, enquanto a Lituânia segue em último, com apenas um ponto.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso directo ao Euro 2020. Caso falhe a qualificação no grupo, Portugal tem, pelo menos, assegurada a presença no play-off, via Liga das Nações.

Sugerir correcção
Comentar