Três menores incendiaram 1,5 hectares no Parque Natural de Sintra

A GNR identificou esta quarta-feira três menores, todos com 13 anos, pela autoria de dois incêndios florestais em Nafarros, Sintra. Adolescentes confirmaram ilícitos à PJ.

Foto
Hugo Santos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou esta quarta-feira três menores, todos com 13 anos, pela autoria de dois incêndios florestais na localidade de Nafarros, no concelho de Sintra. Em comunicado, a GNR explica que os militares se deslocaram ao local do fogo depois de um alerta por parte do vigilante de um posto de vigia pertencente à Rede Nacional de Postos de Vigia da GNR.

“Na sequência das diligências efectuadas, foi possível apurar que os menores teriam estado nas imediações do local onde ocorreu a ignição, momentos antes do seu início, e que, alegadamente, teriam provocado os incêndios, resultando numa área total ardida de cerca de 1,5 hectares de mancha florestal pertencente ao Parque Natural de Sintra – Cascais”, diz a nota.

O caso foi então remetido para a Polícia Judiciária, que ouviu os três menores, dois gémeos e um amigo destes, todos residente naquela zona, que confirmaram ter ateado os fogos. Os adolescentes não apresentaram qualquer justificação para o comportamento, acreditando a polícia que tal se deveu a motivos fúteis. O processo será reencaminhado para o Tribunal de Família e Menores, podendo os jovens ser sancionados com uma medida tutelar educativa, a mais gravosa das quais consiste no internamento num centro educativo pelo período máximo de três anos.  

A GNR afirma ainda que, após identificação dos menores, os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste – Sintra. 

Sugerir correcção
Ler 6 comentários