Doente morre após queda em hospital e outro é trocado ao ter alta

As quedas de doentes são o principal incidente registado nos hospitais. Em apenas três anos, entre 2015 e 2017, a Direcção-Geral da Saúde recebeu um total de quase 23 mil notificações de quedas de pacientes.

Foto
rui Gaudencio

Um doente com cancro em fase avançada morreu dois dias depois de ter caído e de ter fracturado a coluna vertebral no Hospital de Beatriz Ângelo (Loures) onde estava internado para tratamento da sua patologia oncológica. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS), a quem a mulher do paciente se queixou, lamentando que ele tivesse morrido não da doença mas devido à queda que o terá deixado “tetraplégico”, concluiu que o hospital “não acautelou o [seu] devido acompanhamento”, sobretudo tendo em conta “o especial estado de debilidade” em que se encontrava. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários