Portugal cruza-se com Espanha à boleia do BCE e juros negativos

Juros da dívida portuguesa a dez anos estão taco a taco com títulos de Espanha e já chegaram a negociar milimetricamente a um valor mais baixo. É uma novidade no pós-troika, mas não é inédito.

Foto
Analistas prevêem que o BCE reduza a taxa de juro que se aplica aos depósitos no banco central da moeda única Reuters/LUCAS JACKSON

O papel do Banco Central Europeu (BCE) na descida dos juros da dívida soberana na zona euro, a consolidação das contas públicas, a expectativa de subida do rating português e a procura dos investidores por activos que ainda garantam algum rendimento quando à volta se vêem taxas negativas são razões que ajudam a explicar a descida dos juros da dívida portuguesa a dez anos para níveis que os colocam taco a taco com os valores das obrigações espanholas, dizem analistas de mercado ouvidos pelo PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar