Portugal cresce acima da média da UE nas vendas a retalho em Julho

Em Julho, as vendas a retalho avançaram 2,2% na zona euro e 2,6% na União Europeia.

Foto
Nelson Garrido

O volume das vendas a retalho em Portugal durante o mês de Julho cresceu acima da média europeia. As vendas a retalho subiram 2,2% na zona euro e 2,6% na União Europeia (UE) face ao mesmo período do ano anterior, e em Portugal avançaram 4,4%, segundo os dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira, 5 de Setembro.

Quando comparado com o mês anterior, o valor das vendas a retalho na zona euro e na UE diminuiu 0,6% e 0,5%, respectivamente. ​Em Portugal, o valor estabilizou-se, contrariado a tendência do mês anterior, onde tinha sido o país com maior queda neste mesmo indicador, com um recuo de 1,2%. 

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores subidas homólogas das vendas a retalho correspondem à Roménia (7,5%), Malta (6,5%), Hungria e Eslovénia (6,3% cada um). O único retrocesso registou-se na Eslováquia (0,8%). 

Face a Junho, os maiores recuos nas vendas a retalho observaram-se na Croácia (-3,3%), na Alemanha (-2,2%) e na Bélgica (-1,4%). Por outro lado, os maiores avanços deram-se na Irlanda (1,9%), na Eslovénia (1,2%), na Bulgária e em Malta (1,0% cada um).

Sugerir correcção
Comentar