Dois estados norte-americanos ordenam evacuação devido a furacão Dorian

Geórgia e Carolina do Sul ordenaram a evacuação das zonas costeiras dos seus estados.

Foto
Furacão Dorian já atingiu as Bahamas LUSA/NASA EARTH OBSERVATORY HANDOUT

O governador da Geórgia ordenou a evacuação de toda a costa daquele estado norte-americano devido ao Furacão Dorian que atingiu domingo as Bahamas, levando os Estados Unidos a emitirem um alerta para a costa este. Horas antes, o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, também ordenou uma evacuação obrigatória de toda a costa do estado, que pode ser atingido pelo furacão ao longo da semana. A ordem abrange cerca de um milhão de pessoas.

Num comunicado divulgado no Twitter, o governador da Geórgia, Brian Kemp, explicou que a sua ordem cobre todos as localidades situadas na costa atlântica da Geórgia, de forma a alertar as populações para aquela que é a mais forte tempestade no Atlântico a chegar a terra desde 1935 – os ventos de quase 300 quilómetros por hora são os mais fortes registados desde esse ano.

“Uma maré capaz de ameaçar vidas e ventos fortes são esperados ao longo de partes da costa este da Florida até meio da semana, e os respectivos alertas estão em vigor. Um pequeno desvio para a esquerda da previsão oficial poderia levar o núcleo do Dorian para perto ou sobre a costa este da Florida”, pode ler-se numa mensagem do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

A instituição, que tem partilhado desenvolvimentos do furacão de categoria 5 (o máximo na escala) no Twitter, acrescenta que “há uma probabilidade crescente de que ventos fortes e uma maré de tempestade perigosa atinjam as costas da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte no final desta semana”.

O Centro Nacional de Furacões prevê ainda “ventos e tempestades” nas ilhas Ábaco e Grande Bahama e pede à população para “procurar abrigo imediatamente”.

Entretanto, o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários já revelou ter destacado pessoal para Nassau, nas Bahamas, para dar apoio na resposta ao impacto do Dorian.

O meteorologista e colunista Eric Holthaus afirmou, igualmente no Twitter, que o Dorian é o furacão que mais rapidamente passou da categoria 4 ao nível máximo na escala desde que há registos.

O Dorian chegou a terra no domingo no norte das Bahamas como um furacão de categoria 5 pelas 12h40 locais (17h40 em Lisboa), arrancando telhados, virando automóveis e derrubando postes de electricidade, segundo o relato publicado pela agência de notícias Associated Press.

“É devastador. Houve um enorme prejuízo nas propriedades e infra-estruturas. Felizmente, não temos registo de mortes”, afirmou a directora-geral do Ministério do Turismo e Aviação daquele país, Joy Jibrilu.

Nesta temporada de furacões, que começou em Junho, foram registadas outras quatro tempestades tropicais - Chantal, Andrea, Erin e Barry. Apenas Barry se tornou num furacão, pouco antes de chegar ao estado norte-americano do Luisiana, onde provocou perdas materiais substanciais, mas sem causar vítimas mortais entre a população.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários