A agenda escolar que o ajuda neste regresso às aulas

Um novo ano lectivo está prestes a começar. Despedimo-nos das férias sem horários para dar as boas-vindas às rotinas – e, inevitavelmente, ao mal-amado despertador. Mas antes, é tempo de olhar para o calendário escolar e tratar de assuntos pendentes para começar este ano lectivo com o pé direito. Vamos a isso? O segredo é… planear.

Foto
A Agenda Escolar está disponível nas versões desktop e mobile. D.R.

Adeus, mergulhos na piscina e tardes à beira-mar. Olá (de novo), manuais escolares, horários e colegas de turma. O início de Setembro marca uma fase agridoce para as famílias portuguesas com filhos em idade escolar. Se por um lado esta é uma fase de grande entusiasmo para os mais novos, para os pais pode ser um período de grande stress já que é tempo de fazer contas à vida e preparar tudo o que envolve o regresso às aulas – e, neste ponto, sabemos que a lista parece ser interminável.

Um bom planeamento pode “salvar” estes dias que parecem curtos para as muitas tarefas a realizar. Foi a pensar em si e na sua família que preparámos uma Agenda Escolar que lhe permite gerir os compromissos dos seus filhos, as actividades extracurriculares e as férias e pausas lectivas. Pelo meio, ainda há lembretes frequentes sobre assuntos que deve tratar antes do início do ano lectivo – e nos meses que se seguem.

Para que serve a Agenda Escolar?

Para ajudar os pais e encarregados de educação a… planear – a palavra de ordem nos dias que antecedem o regresso às aulas. Inspirada nos afazeres dos miúdos, esta agenda para graúdos dá-lhe uma visão geral das datas do início e fim dos períodos, pausas lectivas e dias de avaliações. Nesta Agenda Escolar encontra ainda conteúdos que respondem às principais preocupações dos pais em relação aos filhos. Uma ferramenta que pode usar não só no regresso às aulas, mas durante todo o ano lectivo.

Datas a reter: início dos períodos e pausas lectivas

O calendário do ano lectivo para os estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário, publicado em Diário da República, é a base desta Agenda Escolar. Com esta ferramenta, fica a saber que o ano escolar terá início entre os dias 10 e 13 de Setembro e estende-se até 17 de Dezembro. Este ano, as férias de Natal terão quase três semanas embora os mesmos 11 dias úteis de pausa do ano passado.

O 2º período começa a 6 de Janeiro de 2020 e termina a 27 de Março, com as férias de Carnaval pelo meio (24 e 26 de Fevereiro). O 3º e último período, o mais curto do ano lectivo, tem início a 14 de Abril e termina a 4 de Junho para os alunos que frequentam o 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Uma semana depois, a 9 de Junho, é o final do ano lectivo para os alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade. Já os mais novos, pré-escolar e 1.º ciclo, só dizem adeus às aulas a 19 de Junho. As datas das provas de aferição do ensino básico, que vão ocorrer entre 4 de Maio e 18 de Junho, e as datas dos exames finais nacionais do ensino secundário, que tem a sua 1.ª fase entre os dias 15 de Junho e 7 de Julho também estão assinadas na agenda.

Foto
É possível descarregar a versão impressa do calendário pré-escolar, básico ou secundário. D.R.

Tanto para fazer e… tão pouco tempo

O início de um novo ano escolar é um período de grande azáfama para as famílias. Para além das datas mais importantes, nesta Agenda Escolar encontra conteúdos que funcionam como lembretes. Desde cuidados de saúde a ideias de entretenimento para os tempos livres, tudo o que deve saber durante o ano lectivo está aqui. Basta ir acompanhado a Agenda Escolar, semana após semana.