Rui Rio: “Vamos comprar uma guerra, daquelas que eu gosto, pela descentralização”

Na festa do Pontal, líder do PSD diz que o partido “merece ganhar as eleições” porque traz “esperança aos portugueses.

Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio

“Ora zumba na caneca, ora na caneca zumba” – a música popular de Tonicha entoava no recinto destinado à festa enquanto os militantes chegavam, a conta-gotas, e se sentavam nas mesas e bancos corridos de madeira. O recinto da festa do Pontal, em Monchique, não encheu, mas Rui Rio puxou dos seus galões de autarca e tentou entusiasmar a plateia social-democrata com uma “guerra” – “daquelas que eu gosto” -  a favor da descentralização.

No palco, com os cabeças de lista atrás de si, o líder do PSD explicitou os motivos pelos quais o PS “não merece ganhar” as legislativas. Porque “usa” o Estado e as “próprias famílias” a seu favor e promove negócios “intoleráveis”. Mas isso – adiantou – “não é razão suficiente para um português não votar no PS”. Outro motivo mais forte para não votar PS é que o Governo “não aproveitou a conjuntura económica para relançar o país”. A terceira razão apontada é o recorde de carga fiscal. “Ouvi o primeiro-ministro dizer que baixou o IRS, é verdade, mas subiu outros impostos indirectos, pagamos mais impostos indirectos que são cegos ao rendimento de cada um”, disse, acrescentando: “É uma medalha de latão e o prémio é um balde de plástico”. A plateia aplaudiu um pouco mais forte. Mais uma vez, Rio recorreu à imagem do “circo” para acusar o Governo de António Costa de falta de sentido de Estado, em particular, na crise dos combustíveis.

Como alternativa, o líder do PSD coloca o partido como merecedor de ganhar as próximas eleições por “trazer esperança aos portugueses” a começar na economia (“um modelo de crescimento que assegure melhores empregos e salários”), mas também no ambiente (há “problemas sérios na Humanidade”) e ainda com uma justiça “eficaz”. Mas a maior bandeira – uma “guerra” como chamou o próprio – é a concretização da descentralização porque a concentração nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto que existe hoje “já é algo que toca a estupidez”. E em jeito de desafio, o antigo autarca do Porto apelou: “Vamos assinar aqui um contrato, vamos comprar uma guerra, daquelas que eu gosto, pela descentralização, pela desconcentração, contra os interesses instalados”. Uma frase a fazer lembrar as tensões públicas da época em que liderou a câmara do Porto. O líder social-democrata não concretizou o que seria essa “guerra” nem se referiu ao andamento do processo de transferência de competências para as autarquias, que foi alvo de um acordo entre o próprio Rio e o Governo, muito criticado internamente no partido.

Dos críticos assumidos de Rui Rio só um compareceu na festa do Pontal: Miguel Morgado. O deputado – que já não vai nas listas e que admite ser candidato à liderança do PSD  – sublinhou a importância da representação do partido “aconteça o que acontecer” a 6 de Outubro. “É importante que o PSD seja o baluarte de resistência do poder hegemónico do socialismo. Isso só se consegue se mantiver a representação política em todo o território”, afirmou ao PÚBLICO, justificando assim a sua presença na festa.

Miguel Morgado era dos poucos sociais-democratas que não trazia um púcaro de alumínio e uma fita laranja (para pôr ao pescoço), distribuído a todos os participantes à entrada do recinto. Com as alterações climáticas na agenda mediática, o PSD dispensou o plástico na sua tradicional festa de Verão. A festa também se fez nas banquinhas regionais – onde se promovia por exemplo “o primeiro gin tónico do Ribatejo” – representativas das distritais e estruturas do partido. Algumas estavam vazias à hora de início da festa, às 18h00.  

No palco, antes dos discursos de dirigentes locais, foram chamados, um a um, os cabeças de lista do PSD. “Mostrem o vosso apoio”, apelava o speaker. O ânimo parecia tardar em chegar a um partido que está surpreendido pelas sondagens. Os números não levam o líder do PSD a mostrar desânimo. De manhã, antes de participar num jogo de futebol, que abriu a festa do Pontal, o líder do PSD confirmou a notícia avançada pelo Expresso de que todos os candidatos a deputados assinaram uma declaração de honra, mas diferentes consoante sejam arguidos, acusados ou não tenham conhecimento de ter algum processo na justiça. Rio fez, mais uma vez, a defesa intransigente da “presunção da inocência” e lembrou que, como autarca, foi arguido “cinco ou seis vezes por tudo ou por nada”: “Já sei do que a casa gasta”.

No remate da intervenção e em jeito de humor, Rio tentou imaginar como seriam as quadras do poeta algarvio António Aleixo sobre a situação política. “O PS governa mal, só o presente lhe interessa, o futuro de Portugal é coisa que não tem pressa./ O circo monta e desmonta, dramatiza e sobressalta. Tem sempre a novela pronta, espectáculo não lhe falta. Não são dadas a rigor as políticas socialistas foi assim com os professores e agora com os motoristas”, declamou.​

O líder social-democrata não se referiu ao andamento do processo de transferência de competências para as autarquias – que foi alvo de um acordo entre o próprio Rio e o Governo – mas tinha um recado para António Costa. “O secretário-geral do PS vai fazendo a Estrada Nacional 2 mas quando se senta como primeiro-ministro vai se esquecendo de tudo o que vê. Não podemos continuar a atirar tudo para cima das áreas metropolitanas, esquecendo o interior”, afirmou. No final do discurso, os sociais-democratas puderam levantar-se dos bancos corridos de madeira e servir-se para o jantar, levando o púcaro de alumínio para as bebidas, que tinha sido distribuído à entrada. A festa do Pontal de 2019 baniu o plástico.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários